O SINDICATO

O SEAC-MT, como tantos outros sindicatos no país, derivou-se da antiga Associação de Empresas de Asseio e Conservação sediada em Mato Grosso e é filiado a Federação Nacional de Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação - FEBRAC, que representa o setor de asseio e conservação e de serviços terceirizados no país diante das autoridades nacionais. Promove ainda a integração entre os Sindicatos Patronais e Laborais e órgãos governamentais.

O SEAC-MT, como tantos outros sindicatos no país, derivou da antiga Associação de Empresas de Asseio e Conservação sediada em Mato Grosso.

A tímida associação, por volta dos anos de 1985 e 1986, engatinhava enquanto buscava estancar os inúmeros problemas que circundam a atividade empresarial até os dias de hoje. Passados tantos anos, mais de 20, os grandes avanços tecnológicos, a globalização, os novos e eficientes meios de comunicação e a avalanche de novas informações que essas conquistas proporcionaram, fez necessária uma atuação mais rápida e eficaz da entidade, na defesa dos interesses coletivos e individuais de seus associados.

Em 15 de outubro de 1997 o SEAC-MT foi registrado no MINITÉRIO DO TRABALHO PROCESSO Nº 24230.004540/90 conforme publicado no D.O.U. DE 18/06/91, SEÇÃO I, PAG. 11938.

A nova ordem econômica mundial veio acompanhada por empresas extremamente dinâmicas, eficientes e competitivas. Embaladas nesta esteira, vieram também, os aventureiros e suicidas empresários eventuais os quais vêm no SEAC-MT seu maior algoz.

Ao fim da década de 80 e teve como presidente o Sr. Leonardo de Area Leão Monteiro, o qual sucedeu os pioneiros, como exemplo o Sr. Pedro de Oliveira Soares, da empresa Organizações Soares, surgia, aí, o sindicato propriamente dito, vez que iniciou-se, efetivamente a defesa das empresas associadas.

Após esses primeiros mandatos, tomou posse o Sr. Jorge Domingos Saragiotto, então sócio proprietário da empresa Plantão Administradora de Serviços Ltda. O Sr. Jorge, realizou um grande trabalho na direção da entidade. Recursos Administrativos, Ações Judiciais, reuniões com autoridades e grande tomadores de serviços, aproximação e diálogo com a entidade laboral, enfim, deu o impulso que faltava para que a entidade se consolidasse no estado como grande representante do segmento.

Contudo, foi pelas mão do atual presidente, Sr. Nilson Moreira Barbosa, que a entidade encontrou o quilate das grandes representações. Grande pacificar de conflitos, articulador e conciliador incansável, trouxe a entidade de forma tranqüila e serena até os dias de hoje. A virtude pacificadora, porém, não impediu as ferrenhas atitudes que tomou durante os anos em que esteve como presidente, a exemplo, da vitória contra o Conselho Regional de Administração e contra autoridades que exerciam seu poder de forma abusiva e arbitrária em detrimento do segmento.

Hoje, o SEAC-MT esta fortemente ligada à economia no estado, sendo certo que onde ocorre violações ou ameaças ao segmento empresarial, lá está a entidade em defesa de suas associadas, ano após ano, vem prestando relevantes serviços, sem descuidar-se da razoabilidade, antevê as ansiosas necessidades dos tomadores e prestadores de serviços, usando suas prerrogativas para melhor servir aos agentes dessa relação e ao que estes representam como elementos sociais e cuja relação controvertida (baixo custo x qualidade de serviços) é farto nascedouro de deliberações econômicas e jurídicas.